Atividades de Pesquisa

Componente Social e Econômico

Levantamento Demográfico e ocupacional das ilhas e da margem sulmatogrossense no trecho compreendido entre a foz do rio Paranapanema e a foz do Ipoitã

Resumo

 

Eduardo A. Tomanik (coordenador); Luiz de Sá (pós-graduando) e Dirlene Sponchiado (pós-graduanda).

O levantamento, realizado em março de 2001, permitiu o mapeamento dos habitantes permanentes do trecho em questão, além das condições de trabalho e de vida enfrentadas por eles. Em comparação com levantamentos anteriores, os dados atuais mostram a existência de um acentuado processo de esvaziamento demográfico da região estudada. O conhecimento das características ocupacionais e de educação formal dos moradores permite a suposição de que aquele esvaziamento trará consequências negativas para os mesmos e poucos benefícios para a preservação da região.

[O conteúdo completo  apresenta arquivo formato PDF]  

Economia: políticas públicas e
 qualidade de vida
 

Resumo

 Amalia Maria Goldberg Godoy (coordenadora)

O presente estudo refere-se aos setores urbanos do município de Porto Rico e do Distrito de Porto São José, no município de São Pedro do Paraná ambos no Estado do Paraná (margem esquerda do rio Paraná). Esses municípios, pertencentes à Planície de Inundação do rio Paraná, situam-se no extremo noroeste do Paraná. Os mesmos limitam-se com Querência do Norte (com 10.448 habitantes), Loanda (com 19.533 habitantes), Santa Cruz de Monte Castelo (com 8.604 habitantes) e do outro lado do rio Paraná, com o estado do mato Grosso do Sul. Historicamente, nessa região, nas áreas próximas ao rio Paraná, a ocupação do solo deu-se preferencialmente com a cultura do café e com pequenas lavouras de subsistência praticadas nas ilhas pelos pescadores e ribeirinhos. Além dos solos serem formados por arenitos de Formação Caiuá (K) e por sedimentos cenozóicos associados ao rio Paraná e afluentes (IBGE, 1990 apud Rocha, 1995), com a exploração intensiva e sem maiores preocupações com os impactos ambientais, houve a perda da fertilidade dos solos. Com as políticas públicas, os cafezais foram gradativamente sendo substituídos pelas pastagens e por culturas temporárias.

[O conteúdo completo  apresenta arquivo formato PDF]  

Saúde, Ambiente e Representações Sociais entre as mulheres dos pescadores "profissionais" do munícipio de Porto Rico, Paraná

Resumo

Eduardo A. Tomanik (coordenador) e Luciana Olga Bercini (pós-graduanda)

Como parte de um processo maior de busca de compreensão das Representações Sociais sobre a saúde compartilhadas pelo grupo estudado, o presente relato traz informações sobre as concepções que o mesmo mantêm a respeito de temas como os estados de saúde-doença das famílias, alcoolismo, níveis percebidos de doenças e estratégias de enfrentamento nas situações de doenças, entre outros. Ao final, o texto considera que a efetividade das ações e políticas de saúde depende, em grande parte, da sincronia e do respeito às concepções e valores mantidos pelos grupos que pretendem atingir.

[O conteúdo completo  apresenta arquivo formato PDF]  


UEM – Nupelia/Peld
Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura
Curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais