A Planície  de Inundação  do Alto Rio  Paraná PELD - site 6
RELATÓRIO 2003


 

Apresentação

 

O Programa PELD – Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, iniciou-se formalmente na planície de inundação do alto rio Paraná (sitio 6) em dezembro de 1999, mas as atividades somente foram iniciadas no ano de 2000. De acordo com o projeto, os três primeiros anos foram destinados à complementação do diagnóstico e os demais, ao monitoramento e experimentações.

Com a conclusão da primeira etapa, realizou-se o II Workshop – Planície Alagável do Alto Rio Paraná, com a presença de pesquisadores do país e do exterior, visando a discussão dos resultados alcançados na primeira etapa, consolidar os conhecimentos gerados e avançar na fase experimental e de monitoramento. Como resultado deste evento, encontra-se no prelo uma obra intitulada “The Upper Paraná River and its Floodplain – PELD – Site 6”, onde os principais resultados são descritos. Além desta obra, os resultados foram também utilizados para atualização de uma obra mais abrangente a ser publicada pela Backhuys Publishers (uma subsidiária da Blackwell na Holanda), em processo de impressão.

Espera-se que os dados apresentados possam servir de subsídio para o manejo da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. A preservação dessa área, integrada pelo “site 6”, Parque Nacional de Ilha Grande (PR-MS) e Parque Estadual do Ivinheima (MS) têm relevante interesse público, visto que ela representa o último remanescente ainda não represado do rio Paraná em território brasileiro.

O presente relatório refere-se a uma síntese dos resultados decorrentes da execução do projeto durante o ano de 2003. Traz também informações sobre atividades desenvolvidas junto às comunidades da região e da formação de recursos humanos.

 

UEM - Universidade Estadual de Maringá
Nupelia - Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura
Pea - Curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais