A Planície  de Inundação  do Alto Rio  Paraná
 
PELD - site 6


RELATÓRIO DO SÍTIO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SÍTIO

Sítio

Sítio 6: A Planície Alagável do Rio Paraná

Coordenador

Ângelo Antonio Agostinho - Geral

Sidinei Magela Thomas - Adjunto

Horácio Ferreira Júlio Jr - Nupelia

Norma Segatti Hahn – Pós-Graduação

Liliana Rodrigues - logistica

Instituição

Universidade Estadual de Maringá - Nupélia

Processo Mãe

520026/98-CNPq

Período de Vigência

1999 a 2009

Parcerias Firmadas (relacionar aquelas relevantes: apoio financeiro, humano, instalação etc)

University of Glasgow (Escócia) – pesquisas conjuntas e intercâmbio de alunos e pesquisadores (recursos financeiros compartilhados).

Texas A&M University (E.U) – pesquisas conjuntas e intercâmbio de alunos e pesquisadores (recursos financeiros compartilhados).

Lodz University (Polônia) – pesquisas conjuntas e intercâmbio de pesquisadores

Mississippi State University – pesquisas conjuntas e intercâmbio de pesquisadores


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título

A Planície Alagável do Rio Paraná: estruturas e processos

Objetivo Geral (Hipótese)

Identificar as estruturas e processos físicos, biológicos e sociais vigentes no remanescente de várzea do rio Paraná e os efeitos de médio e longo prazo das atividades antropogênicas (regulação de vazão e retenção de nutrientes pelos reservatórios, agropecuária e mineração) sobre sua integridade.

Objetivos Específicos

Identificar os padrões de variação espaço sazonais nas características físicas e químicas do ambiente (qualidade da água, erosão, sedimentação) e suas alterações de médio e longo prazo.

Identificar padrões estruturais e funcionais da biota (fitoplâncton, zooplâncton, perifiton, bentos, peixes, aves aquáticas, macrófitas e vegetação marginal).

Avaliar as alterações estruturais e funcionais da biota em escalas de médio e longo prazo frente ao processo de ocupação e uso das encostas e segmentos a montante.

Determinar a estrutura populacional e atividades econômicas da região, com enfoque no município de Porto Rico.

Detectar as representações ou percepções sociais em relação ao ambiente e às políticas públicas oficiais.

Identificar as aspirações da população ribeirinha em relação a qualidade de vida e renda.

Identificar formas alternativas de renda.

Levantar aspectos culturais ligados à saúde e seus agravos.

Realizar intervenções na área de educação ambiental, com ênfase nas escolas públicas.

Focos principais das pesquisas realizadas nos Sítio (linhas de pesquisa, grupos de organismos, parâmetros levantados, fatores antrópicos etc)

Componentes Físicos e Químicos: Geologia, Geomorfologia, Climatologia, Física e Química da Água

Componente Biótico: Fitoplâncton, Zooplancton, Perifiton, Bentos, Peixes (parasitologia, genética, biologia, ecologia), Aves, Macrófitas Aquáticas, Mata Ciliar

Componente socioeconômico-cultural: História, Economia, Representações Sociais, Sociologia, Saúde, Educação Ambiental


DESCRIÇÃO GERAL

Discussão Geral (consolidação das atividades)

O relatório técnico é apresentado em anexo, dada a dificuldade de inseri-lo neste campo.

Justificativa para alterações da proposta original (discutir eventuais dificuldades encontradas e formas de superação)

Não houve alterações dignas de destaque. O monitoramento ambiental é realizado a cada trimestre e trabalhos específicos estão sendo conduzidos por estudantes e pesquisadores do Nupelia e Curso de Pós Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA)

Externalidades (informar os fatores externos negativos encontrados na implementação do projeto)

Não houve

Conclusões Gerais (mencionar as conclusões obtidas com a realização do Projeto)

O controle exercido pelos represamentos da bacia do rio Paraná tem afetado de maneira marcante a estrutura e os processos vigentes no remanescente de várzea objeto deste estudo de longa duração. A retenção de nutrientes pelo reservatório com o conseqüente empobrecimento das várzeas e a elevação na transparência têm alterado a abundância das populações e a estrutura das comunidades. O controle de vazão tem afetado as espécies que se utilizam dos corpos de água remanescentes após as cheias para o desenvolvimento inicial. Por outro lado, a criação de três unidades de conservação na área do sitio de estudos (Parque Nacional de Ilha Grande, Parque Estadual do Ivinheima e APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná) tem tido reflexos positivos sobre a diversidade de espécies, especialmente terrestres. O usos ainda atual e ilegal de parte das ilhas e várzeas pela pecuária tem resultado em degradação de extensões consideráveis destas unidades de conservação. Estes aspectos continuam, entretanto, a serem monitorados.



PELD Brasil

UEM Universidade Estadual de Maringá
Nupelia Núcleo  de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura

PEA - Curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes  Aquáticos Continentais