miniilter.gif (3414 bytes)miniilter.gif (3414 bytes)


PELD Brasil

 Pesquisas Ecológicas de Longa Duração
PELD

NUPÉLIA - Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura

logopeld-8.jpg (12771 bytes)


A Planície Alagável do Rio Paraná: estrutura e Processo Ambiental


Apresentação

Esse projeto, financiado pelo CNPq,  prevê o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas, relacionadas ao fluxo de energia, dinâmica de nutrientes, padrões de variação na distribuição e abundância de espécies e à influência de perturbações naturais e antropogênicas sobre esses processos e padrões.
A área escolhida (5.268km2) é um remanescente da planície alagável do rio Paraná, com grande diversidade biológica e elevada relevância na manutenção dos estoques pesqueiros explorados na região. Essa área constitui a metade mais importante da recém criada Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, ainda carente de zoneamento e plano de gestão.

Nela, encontra-se a Base Avançada do Nupelia/UEM, com uma infra-estrutura  para pesquisas e atividades didáticas de campo. O presente projeto integra três grupos de pesquisas formalmente reconhecidos no âmbito da Universidade Estadual de Maringá. São eles,  o Nupélia, um núcleo já consolidado, com atuação prioritária sobre o componente biótico dos sistemas ecológicos;  o Gema, também consolidado,  cujas pesquisas enfatizam o componente físico; e o Gesa,   um grupo emergente com interesse principal nos aspectos socioeconômicos e culturais.  Esses grupos encontram-se articulados no Curso de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da UEM.  Além desses grupos, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista–UNESP/Rio Claro, da Universidade de Lódz/Polônia, Texas A&M University/USA, Mississippi State University/USA  e University of Glasgow/Escócia, também comporão a equipe.

O projeto compreende duas etapas distintas. Na primeira, com duração de três anos, serão realizados estudos visando a obtenção das informações necessárias:

  (i) à complementação do diagnóstico ambiental da área,  com o objetivo de nivelar os
      conhecimentos com outras áreas de pesquisas de longa duração selecionadas e
      estabelecer protocolos comuns de monitoramento;

 (ii) ao zoneamento e plano de gestão da APA;

(iii) à seleção dos parâmetros a serem monitorados e ao desenvolvimento de índices de
       qualidade ambiental;

(iv) à seleção de biótopos de referência para o monitoramento da qualidade ambiental.

Em uma segunda etapa, com duração inicial de sete anos, serão realizados estudos visando a avaliação das perturbações observadas em  maior escala temporal, com características de monitoramento, além de investigações sobre técnicas de recuperação de áreas degradadas.


home