Atividades de Ensino
   

Formação de Recurso Humanos 

Resumo

Dr Keshiyu Nakatani (Coordenação do PEA)

 As informações contidas neste relatório foram obtidas de coletas realizadas no período de dezembro de 1999 a outubro de 2001, junto ao Programa de Pós-Graduação. O objetivo principal de formar recursos humanos, capacitados para atuarem nos tratos das questões ambientais, vem sendo atingido, visto que desde a sua criação em 1991, foram titulados 113 alunos, nos níveis de mestrado e doutorado. Foi verificado um incremento de titulados, nos dois últimos anos, período ativo do projeto. No primeiro ano (2000), foram titulados 10 mestres, concluídos 19 projetos de iniciação cientifica e obtido 7 títulos de bacharel. No segundo ano (2001), estão em andamento a formação de 42 teses, 22 dissertações, 17 projetos de iniciação científica e 4 monografias. A análise da situação ocupacional dos egressos revelaram que 66% dos doutores atuam na docência, 31% na pesquisas e 3% nas atividades de extensão, dos mestres, 42% realizam o doutorado, 38% atuam na docência, 16% na pesquisa, 3% na extensão, 1% no ensino médio. Esses egressos estão atuando em 10 estados brasileiros, sendo que a maior concentração foi verificada no estado do Paraná, seguida de Mato Grosso do Sul.

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Educação Ambiental 

Resumo

 

Luzia Marta Bellini (coordenadorA); Mara Glacenir Lemes de Medeiros (pós graduanda) e Roberto de A. Leimig

 As atividades desenvolvidas na área de educação ambiental durante o período envolveram principalmente crianças e jovens do município de Porto Rico. As concepções de natureza que esses grupos manifestavam em seus diálogos com o meio, foram avaliadas. Realizou-se também uma tradução das informações acumuladas nos últimos anos para uma linguagem acessível a pessoas não habituadas à linguagem científica. Essas atividades resultaram em textos, exposições fotográficas e CDs.

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UEM – Nupelia/Peld
Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura
Curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais